ENSINAMENTOS


As Dez Providências Divinas

Kunitokotati-no-Mikoto (água): 
Representa no corpo humano a providência divina referente à função dos olhos e umidade no corpo e a água no mundo. (No céu é representado pela Lua)
 
Omotari-no-Mikoto (fogo): 
Representa no corpo humano a providência divina referente à temperatura do corpo e ao fogo no mundo. (No céu é representado pelo Sol)
 
Kunissazuti-no-Mikoto (pele): 
Representa a providência divina referente ao órgão genital feminino e à função conexadora da pele no corpo humano e à função conexadora no mundo.
 
Tsukiyomi-no-Mikoto (ossos): 
Representa a providência divina referente ao órgão genital masculino e à função do esqueleto suportador no corpo humano e à função de suporte no mundo.
 
Kumoyomi-no-Mikoto (entrada e saída): 
Representa a providência divina referente à função de entrada e saída de alimentos no corpo humano e à função da subida e descida da umidade no mundo.
 
Kashikone-no-Mikoto (respiração): 
Representa a providência divina referente à função da respiração no corpo humano e à função do vento no mundo.
 
Taishokuten-no-Mikoto (corte): 
No corpo humano, representa a providência divina de cortar a conexão do bebê com o útero da mãe no nascimento e de cortar a respiração no retornamento. No mundo, a providência referente à função de corte em geral.
 
Ôtonobe-no-Mikoto (crescimento): 
No corpo humano, representa a providência divina de extrair a criança do útero da mãe. No mundo, a providência referente à função de extração em geral.
 
Izanagui-no-Mikoto (homem): 
O protótipo do homem, a função de semente.
 
Izanami-no-Mikoto (viveiro/mulher):
O protótipo de mulher, a função de viveiro.

+ Ensinamentos