Ensinamentos
A origem das doenças está no espírito

Deus-Parens ensinou alegorizando em poeiras por estar mesmo transbordante de amor parenta!. As poeiras podem ser espanadas. Da mesma maneira, foi ensinado que o nosso espírito pode ser limpo também. Nós, seres humanos, à medida que vivemos o dia-a-dia acumulamos as poeiras sem perceber. Dessa maneira, por não estar vivendo de acordo com a razão do céu, aparecerão as doenças e os problemas. É nesse momento que devemos nos conscientizar de que estamos usando o espírito de maneira errada. É sem dúvida que as doenças e os problemas são instrumentos que nos mostram o caminho para atingirmos a vida plena de alegria e felicidade, são as "orientações" de Deus-Parens. Portanto, diante de qualquer doença ou problema, devemos ter Deus-Parens como uma "vassoura" para que ele possa limpar as sujeiras do espírito, sendo imprescindível entendermos ser isso uma expressão do amor parenta!.

Predestinação ou Innen 
As sementes plantadas nascem como resultado tal e qual foram plantadas, essa é a razão do céu. Também se refe­rem às sementes plantadas pelo espírito dos seres humanos. Dizem que os brotos que se irrompem das sementes planta­das no passado é a predestinação.
O homem, na realidade, possui uma predestinação universal que é a predes­tinação original de atingir a vida plena de alegria e felicidade, e ainda as predes­tinações individuais decorrentes do uso diário do espírito. As sementes plan­tadas com o espírito podem ser boas ou más. A boa predestinação tem sua raiz na "predestinação original".

A predestinação individual é dividida em:

  • Sementes plantadas na vida anterior e que brotam na vida atual;
  • Sementes plantadas na vida atual que brotam também nessa vida;
  • Sementes plantadas na vida anterior e na atual, que irão brotar na próxima vida;

Esse ensinamento da predestinação não se refere simplesmente à sorte ou destino, mas ao caloroso amor parental de querer que, através dela, as pessoas reformem o espírito para mudarem as más predestinações, e desfrutem a vida plena de alegria e felicidade. Para isso, é necessário que cada um tenha plena consciência da sua predestinação.
Deus-Parens nos ensinou que "dos nós saem os brotos" ou "os problemas, as doenças são as flores do caminho". Por isso, joguemos fora o espírito de des­contentamento e de desconfiança.
É muito importante amparar-se ple­namente no profundo amor parental de Deus-Parens.

Satisfação Sincera ou Tannô 
Nós, para atingirmos a vida plena de alegria e felicidade, precisamos passar por diversos caminhos.
Por exemplo: durante a vida ocorrem várias coisas ou fatos que não nos con­tentam.
Para apaziguar o espírito quando ocorrem as doenças e os problemas circunstanciais, e também quando a sua vontade pessoal não pode ser satisfeita, foi ensinada a satisfação sincera ou tannô. 
A satisfação sincera não é mero supor­tar ou conformar-se, mas o espírito de poder aceitar obedientemente as coisas ou fatos como são. Em outras palavras, é a atitude tomada por quem está con­vencido de que é vivificado por Deus­Parens.

Para que nós possamos estabelecer no espírito a satisfação sincera, devemos gravar os seguintes ítens no coração:

  1. Pensar na dedicação de Oyassama à salvação, apesar dos diversos sacrifí­cios passados durante a sua vida-mode­lo, sentir gratidão por seu profundo amor parental e viver com espírito de satisfação sincera.
  2. Convencer-se da razão do emprés­timo do corpo e agradecer por todas as coisas ou fatos como providências condi­zentes a si, com o espírito de satisfação sincera.
  3. Relembrar o caminho andado no passado e refletir, ter gratidão pelo que é hoje e sentir satisfação sincera.
  4. Considerar a necessidade de hoje como a semente para o futuro, e ter espe­rança com satisfação sincera.

Quer dizer que a atitude de satisfação sincera é:

  1. Não sentir descontentamento. Deus-Parens tem-nos ensinado que: "O descontentamento é razão que corta, e satisfação sincera é razão que liga."
  2. Desligar-se das preocupações e apreensões. Deus-Parens ensinou que: "Não se consegue sentir satisfação sincera com um espírito em meio termo."
  3. Limpar as poeiras e ficar com um espírito renovado, pois é ensinado que: " A satisfação sincera é a razão do espírito renovado."

Entendendo que somos vivificados e estabelecendo o espírito de satisfação sincera é que conseguiremos realizar ações sinceras (hinokishin).

Hinokishin 
A começar por este corpo tomado emprestado, nós somos vivificados e recebemos diversas providências de Deus-Parens. Chamamos de hinokishin o ato de usar esse corpo para o serviço de Deus-Parens, em agradecimento à sua benevolência, retribuindo-lhe com espí­rito alegre. O referido serviço de Deus­Parens é a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade.

Quando nada ocorre, acabamos por achar que as providências de Deus-Pa­rens são coisas naturais, chegando até a esquecer o sentimento de gratidão por elas. Porém, uma vez salva das enfermi­dades, conseguimos sentir na própria pele a proteção de Deus-Parens, compre­endendo a felicidade de poder trabalhar com um corpo sadio. Por esse motivo, devemos animar-nos no hinokishin com um sentimento de gratidão para com Deus-Parens.

O hinokishin não é apenas uma ação aparente. O mais importante é o senti­mento contido no ato. Quer dizer, é ne­cessário esquecer a avidez e ter um espí­rito agradecido a Deus-Parens. Tendo esse espírito, o hinokishin pode ser feito por qualquer pessoa, seja ele idoso, jo­vem, homem, mulher, vigoroso ou fraco.

Hinokishin é a dedicação diária, sendo importante dedicar dia após dia sem falta. Isso porque Deus-Parens, para nos vivificar, não descansa um dia sequer e concede as suas providências sem ne­nhuma alteração. Portanto, o agradeci­mento deve ser feito diariamente sem falta. Isso é hinokishin.

Quando esquece a avidez e se dedica animadamente ao hinokishin, natural­mente fazemos a limpeza dos nossos corações, sentindo cada vez mais pro­fundamente a alegria pela benevolência de Deus-Parens, ficando o espírito radi­ante. Assim, o espírito se irradiando e recebendo as graças para as doenças e para os problemas circunstanciais, se abrirá um destino brilhante.

Dessa maneira, a atitude de dedicar­se ao hinokishin com espírito de gratidão, será por si só o caminho para mudar a predestinação individual.

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