Ensinamentos
Os Nove Instrumentos sagrados do Corpo Humano

Explicamos a razão dos nove instrumentos musicais pela existência dos nove órgãos no corpo.

1º - Olhos – São dois, mas seu trabalho é um só. Não é por que são dois olhos que podemos ver dois focos diferentes ao mesmo tempo. Sua função é de divisar (discernir, descobrir) as coisas.

2º - Ouvidos – São dois também, mas com uma só função, portanto, mesmo havendo dois não se podem ouvir duas coisas diferentes. Sua função é discernir as verdades.

3º - Nariz – Possui duas narinas, mas naturalmente seu trabalho também é um só. A sua função é de distinguir os odores pelo olfato.

4º - Boca - serve para apreciar o sabor das coisas, e ainda tem a função de incentivar os outros dizendo coisas boas e contendo o mal após discernir as verdades com os olhos e ouvidos.

5º- 6º - Membros Superiores são dois – braços direito e esquerdo – apesar dos membros serem dois, eles trabalham separados, portanto, são instrumentos distintos. Devem tomar cuidado para que não errem no seu trabalho.

7º- 8º - Membros Inferiores são dois - pernas direita e esquerda – são também dois e como funcionam separadamente, o seu trabalho é de dois instrumentos. É graças aos movimentos de cada um deles que se pode andar.

Devem tomar cuidado para que não errem na condução do corpo.

9º - Órgão Genital masculino e feminino - Deve cuidar-se em não errar no seu uso.

Conforme o uso desses nove instrumentos indispensáveis pode-se acumular poeiras espirituais e más causalidades que vêm a se manifestar como doenças e problemas circunstanciais, portanto, devemos usá-los com todo cuidado e sem negligência de acordo com a vontade de Deus-Parens.

- A razão dos nove órgãos do corpo é a razão dos nove instrumentos musicais do Serviço de Sagrado (Kagura).

Tendo sua execução harmoniosamente em uma só unidade, brotará no coração uma indescritível sensação de animo e alegria.

É este o estado espiritual do serviço.

Assim são também os nove órgãos externos do corpo, mesmo sendo distintos, ao trabalharem em conjunto num só espírito e razão e não cada um para si, isto é, ao serem usados harmoniosamente e de acordo com a razão celeste, pode-se desfrutar a vida plena de alegria com um corpo forte e sadio.

Na verdade, existe mais um canal que tem a importante função de passar para baixo o resto dos alimentos ingeridos, no entanto, está onde geralmente não se pode ser visto nem pela frente e nem por trás, nem pelos outros e nem pela própria pessoa, exerce um trabalho indispensável sem ser notado é de grande força, de fato escondido, que alivia e proporciona o bem estar.

Isto nos ensina como o homem deve viver. Se passarmos 100% satisfazendo os outros e sacrificando um pouco de si, aí o mundo vai se estabelecer em paz e harmonia...

Rev. Clóvis Nascimento
Igreja Tenrikyo - Casa Missionária Tenrimar
Rua José Pereira da Costa, 579 - Jardim Tabaete - Maringá/PR - CEP: 87005-220 - Tel (44) 3301-9818
www.tenrimar.com.br
Desenvolvido por Nexus Design