Ensinamentos
Ensinamento do Tenrikyo

É o ensinamento revelado diretamente de Deus-Parens, que deseja fazer o mundo todo desfrutar a vida plena de alegria.

A primeira revelação -Eu sou Deus ori­ginal, Deus verdadeiro- é compreendido como a indicação de que Deus não somente criou os seres humanos mas também tem sido e será a fonte de vida. Os seguidores o cha­mam de Deus-Parens no sentido de que é tan­to pai como mãe original de toda a humanida­de e, na oração, louvam-no como Tenri-Ó-no­Mikoto.

Tenrikyo ensina que o objetivo de Deus para a criação do homem era ver todos vive­rem alegres e compartilhar isso. Contudo, não entendendo a intenção divina e arrastados por suas próprias cogitações, os seres huma­nos vieram embaraçando a realização desse objetivo e sofrendo. Compadecido dessa situ­ação, Deus-Parens revelou-se através da Sra. Miki Nakayama no tempo oportuno para sal­var toda a humanidade, transmitindo o cami­nho da dedicação única à salvação.

Segundo a afirmação: "este mundo é corpo de. Deus", o mundo está cheio de seu trabalho. Outrossim, diz-se que Deus-Parens reside em Jiba, local original da concepção dos seres humanos e onde está erigido como pro­va disso o Kanrodai. Este é ponto central de re­verência em cujo redor realiza-se o Serviço de Kagura para a salvação universal.

Então, o que é a vida plena de alegria? Não é simples pensamento e ideal, é o estado de plena alegria resultante do viver, salvan­do-se uns aos outros. Neste sentido, a Tenrikyo ensina que "salvando os outros, sal­va a si mesmo". Para realizar este mundo ple­no de alegria, o mais importante é desfazer o egoísmo e despertar-se na verdade de que to­dos somos irmãos, como filhos de Deus.

Também, foi ensinado que o corpo é um empréstimo de Deus e somente o espírito é nosso. A felicidade e a infelicidade surgem conforme o uso espiritual. Por isso, diz-se a proteção conforme o espírito. Assim, este ca­minho da fé não é solicitar graça a si e à famí­lia, e sim, aproximar-se ao estado em que tan­to seus familiares como os alheios possam desfrutar juntos a felicidade através do espíri­to esperado por Deus-Parens.

Nessa jornada, surgem naturalmente doenças e sofrimentos. Porém, são guia e ori­entação de Deus-Parens, alertando-nos de al­gum uso espiritual indevido. Corrigindo-o então, podemos atingir certamente a felicida­de, talvez mais cedo do que se espera.

Ora-se: "ashiki o harôte tasuke tamae, (limpando os males, salvi-nos) Tenri-Ó-no­Mikoto." Representa a atitude de pedir a sal­vação de todos, extinguindo os maus usos do espírito de cada um, os quais são chamados de poeira na Tenrikyo. Limpar diariamente esses males quase imperceptíveis como a po­eira é fundamental para a salvação.

Os ensinamentos de Deus-Parens ultra­passaram hoje as fronteiras, difundindo-se a vários países do mundo. Conta mais de dezessete mil igrejas, sendo que no Brasil possui 70.000 seguidores aproximadamente; promovendo passo a passo a realização da vida plena de alegria no mundo.

Igreja Tenrikyo - Casa Missionária Tenrimar
Rua José Pereira da Costa, 579 - Jardim Tabaete - Maringá/PR - CEP: 87005-220 - Tel (44) 3301-9818
www.tenrimar.com.br
Desenvolvido por Nexus Design