Mensagens e Textos
Essência da Fé

Em todas as coisas existentes no mundo, a começar pelos seres humanos, existe vida. E é por isso que cada coisa tem o seu significado e seu valor. Assim, para tudo, a existência neste mundo só é permitida enquanto se tem vida, sendo eliminados automaticamente quando ela não mais existe. Mesmo coisas que tratamos como preciosas, de suma importância, no momento em que se perde a vida, são descartadas imediatamente.

Por exemplo, o copo utilizado diariamente é precioso e de suma importância para que se possa beber água, por isso tomamos o máximo cuidado para não quebrá-lo. Porém, no momento em que se deixa trincar esse copo, por algum descuido, ele estará perdendo sua função e deixará de exercer seu papel. Assim, sem utilidade, sem vida, será eliminado da cozinha.

Com a vida das pessoas também ocorre o mesmo. Por mais que seja o amado marido, a querida esposa ou os belos filhos, a vida só existe enquanto estiverem respirando. Chegado o momento do retornamento, por mais que se ame estas pessoas, não é mais possível permanecer juntos.Elas terão que se retirar fisicamente deste mundo.

Porém, não são somente as coisas materiais que possuem vida, que tem o seu significado, o seu valor, a sua função. Mesmo coisas espirituais, que não podem ser tocadas com a própria mão, como a fé, tem vida. Assim, fé sem vida, apenas apegada às formalidades, não pode ser chamada exatamente de fé.

Caso não exista vida na fé, ela se tornará apenas uma forma para se tranqüilizar nos momentos de dificuldades, um meio para pedir ajuda, soluções e graças. Tudo isso pode até vir a fazer parte de uma fé, porém, a essência está em ouvir o ensinamento, concordar com o que foi ensinado e passar a agir conforme esta razão.

A vida da fé no Tenrikyo é a Vida Modelo de Oyassama . Por isso, a atitude da fé de quem segue este caminho, deve ser dedicada à compreensão e ao aprendizado da vida Modelo de Oyassama e a vontade de DEUS-Parens. Mesmo que seja impossível passar a corresponder à vontade divina em um dia, o importante é o esforço nesse sentido. E é através desse esforço que se pode evoluir e chegar a maturação espiritual.

Na escritura divina temos:

“Se pedirdes determinando realmente o espírito, realizarei agora mesmo onipotentemente”. ED VII-43.

“Se tiverdes o espírito realmente sincero, pedi logo qualquer coisa, que atenderei imediatamente”. ED VII-46.

Se rogarem, com arrependimento sincero e firme decisão de amparar-se em DEUS-Parens, ele conceberá imediatamente a graça onipotente. Se tiverem sinceridade espiritual devem rogar urgentemente, pois como DEUS-Parens está apressando a sincera salvação, não existe qualquer tipo de doença ou problema que não possa solucionar.

Determinem o espírito e roguem, pois DEUS-Parens está ansioso em conceder onipotentes graças. Ele aguarda, protegendo em silêncio, até que se convençam e determine o espírito em caminhar rumo a vida plena de alegria e felicidade.

Nesta época oportuna, da Festa Natalina e início de um Novo Ano, desejo a todos os leitores e redação deste jornal, os mais sinceros votos de felicidades e gostaria de deixar uma reflexão. “ Dê de você mesmo o quanto puder! Saiba, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui. Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo . SEJA UMA BENÇÃO! DEUS não vem em pessoa para abençoar. Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão”.

Rev. Clovis Nascimento
Igreja Tenrikyo - Casa Missionária Tenrimar
Rua José Pereira da Costa, 579 - Jardim Tabaete - Maringá/PR - CEP: 87005-220 - Tel (44) 3301-9818
www.tenrimar.com.br
Desenvolvido por Nexus Design