Mensagens e Textos
Construindo a Felicidade

A felicidade do homem está em viver ou “melhor”, em ser vivificado sob a graça e proteção divina. Portanto, as pessoas precisam viver com mais humildade e salvando-se mutuamente, contentando-se com as coisas que lhes são concedidas.

Os indivíduos, em geral, estão em busca da felicidade, e comumente a condicionam no "possuir" alguma coisa. Quando eu tiver um carro do ano... Se eu conseguir um emprego sólido... Quando isso e se aquilo... Eu serei feliz, se esquecendo de observar as pequenas coisas à sua volta, que podem fazer toda a diferença. Se prendem no muito e não dão importância ao pouco, que na verdade é o que está muito mais presente em nossa vida, dando forma, construindo-a.

Não há algo que mais contrarie a Deus-Parens do que o espírito egoísta que pensa só no próprio bem.

Espero ansiosamente a maturação gradual dos filhos.
é somente isto a intenção de Deus. ED: lV – 65

Maturação dos filhos diz respeito à evolução dos homens, filhos de Deus-Parens, que recebendo gradativamente a instrução divina e esquecendo a ambição mundana, venha a compreender toda a verdade.

A nossa vida, na verdade, constitui-se de momentos que vão se somando. Uns de felicidade e de tranqüilidade, outros de tristeza e de insegurança, e assim, encadeando uns momentos aos outros, constrói-se a história de cada um. As dificuldades surgem para que amadureçamos. Cabe a cada um fazer com que os bons momentos prevaleçam, cultivando a paz e a alegria à sua volta e valorizando as coisas simples que estão em torno de si. Quanta satisfação pode haver em beber água e sentir o gosto da água? Em saborear um sorvete? Em sentar à sombra de uma árvore ao fim da tarde? Como o prazer em plantar boas sementes?

São muitos os pequenos prazeres, que se tem no dia e que na maioria das vezes passam despercebidos. Creio que o caminho dos homens está em aceitar essa benevolência e amor, cada qual reunindo sem erros seus esforços para merecê-los.

Assim é que se encontra a vida plena de alegria e felicidade. O que Deus-Parens verifica é a sinceridade de cada um, que é aceita como semente ou fonte de tudo, seja onde e quando for.

Se eu, o Deus, me revelo e explico tudo em detalhes,
todas as pessoas do mundo se animam. HS – Iorozuiô

Nas palavras de nossa mãe Oyassama, há algo vivificante. O espírito deste caminho é de ânimo, desejado por Deus-Parens e é o que salva realmente.

Sabe-se das dificuldades, que os problemas afetam todas as pessoas, que existem doenças, brigas e tanto outros dissabores, parecendo que nada de bom restará. Entretanto, se tivermos boa vontade, perceberemos que nem tudo são espinhos, que no meio da turbulência ainda poderão encontrar momentos felizes. Seja no carinho de um filho, no abraço apertado de seu companheiro(a), na força dos amigos e em tudo que Deus proporciona todos os dias.
Portanto, se tiver o espírito de contentamento e gratidão por ser vivificado no mundo como ser humano, tomando o corpo emprestado de Deus–Parens, receberá a graça divina. Este é o segredo.

O ser humano deve meditar e utilizar na superação dos problemas, na conquista do aperfeiçoamento pessoal e no progresso em geral. Aprendamos, pois, a enxergar as pequenas coisas, somando momentos de paz e tranqüilidade aos de alegria e bem-estar, não se apegando às “picuinhas” da vida, nem se importando com que não lhe faça bem. Vamos construir nossa felicidade a partir da superação dos problemas e dos momentos de grandes e pequenas alegrias. O ser humano se contenta quando os fatos acontecem conforme o desejado, e quando isto não ocorre sente-se infeliz, mas com sua fé torna-se capaz de contentar-se mesmo com os fatos que desagradaram.

Já que eu cuido em melhorar a vossa felicidade,
ela se impregnará plenamente em vós. Desfrutai-a. ED:ll-42

O mais importante é empenhar-se dia a dia de corpo e alma no caminho da dedicação sincera à salvação, pacificando seu coração através dos ensinamentos de Deus-Parens, em qualquer condição. Pois avistará um caminho prazeroso. Já que “Ele” preocupa-se em proteger plenamente e tornar a humanidade mais feliz, todos devem ter no coração a compreensão dessa proteção e a profunda intenção divina, passando com gratidão o dia a dia.

Não pensem ser este um caminho comum.
É o início do registro para todo o sempre. ED:V-18

Rev. Clovis Nascimento
Casa Missionária Tenrimar
Jornal Tenri, outubro de 2010. Pg. 3
Igreja Tenrikyo - Casa Missionária Tenrimar
Rua José Pereira da Costa, 579 - Jardim Tabaete - Maringá/PR - CEP: 87005-220 - Tel (44) 3301-9818
www.tenrimar.com.br
Desenvolvido por Nexus Design