Notícias
Hinokishim

H I N O K I S H I M

 

A palavra hinokishim, não se encontra em nenhum dicionário, por ser próprio da Religião Tenrikyo. Mas nos tempos primórdios no Japão, era usada a palavra Kishim, que tem o significado de contribuição com objetos ou dinheiro aos templos e santuários.

Podemos observar que apenas foi acrescentada a palavra hi (dia) ao tradicional kishim  (contribuição), então hinokishim, podemos assim interpretar como uma contribuição do dia e dedicar ainda mais ao trabalho.

A alegria de uma fé ardente pode assumir variadas formas, tendo como manifestação o hinokishim. Devemos trabalhar sempre com verdadeiro entusiasmo e alegria sincera, descartando a avidez, significando que está em conformidade com o ensinamento.

Hinokishim não é algo transitório, mas sim de muita importância no cotidiano.

De acordo com a nossa doutrina do Tenrikyo, o hinokishim  é a alegria de ser um voluntário espontâneo, contribuir com a sociedade em geral, tendo uma atitude de fé sincera.

Esta ação pode ser praticada por qualquer pessoa, sem exceção, bastando ter o espírito alegre e ação voluntária, que é o hinokishim e assim  estar de acordo com a vontade de Deus-parens (DEUS pai e mãe).

Temos diversas formas de praticar o hinokishim, mesmo através de uma simples palavra de conforto, de gratidão, de solidariedade, para com o nosso próximo que pode estar enfrentando uma vida mais difícil  e com dificuldades.

 

Faça você a sua parte e agradeça a DEUS a sua vida através do hinokishim.

 

Rev. Clóvis Nascimento

www.tenrimar.com

 

Casa Missionária Tenrimar
Igreja Tenrikyo - Casa Missionária Tenrimar
Rua José Pereira da Costa, 579 - Jardim Tabaete - Maringá/PR - CEP: 87005-220 - Tel (44) 3301-9818
www.tenrimar.com.br
Desenvolvido por Nexus Design