MENSAGENS


A Felicidade depende do Espírito

Costuma-se pensar que as riquezas, a posição social e a honra tornam felizes os homens; mas ninguém negará que a saúde é a base fundamental da felicidade, pois não pode ser feliz quem não tem boa saúde embora tenha bens e bom nível social.
 
Então, pergunta-se: Podemos afirmar que todas as pessoas privilegiadas sócio-economicamente e ainda com boa saúde vivem felizes de verdade?
 
A resposta nem sempre é afirmativa. Por quê?
 
Porque cada um usa o espírito de diferente maneira seja diante de um mesmo fato.
 
Conforme o uso do espírito, temos reações diferentes e criamos individualmente mundos diferentes. Por exemplo, há quem não se sinta feliz apenas com a saúde e há quem esteja contente só pelo fato de viver, considerando essencial a saúde.
 
Então, do que depende a felicidade? Dependem do modo de usar o espírito no sentido de achar motivos de alegria em mínimas coisas e situações.
 
Chamamos essa vida de “ VIDA PLENA DE ALEGRIA E FELICIDADE ”
 
Construir essa vida é o que a Tenrikyo tem por missão.
 
Outro fato importante é: “ DEUS-Parens não nos protege conforme nosso desejo senão conforme nosso uso espiritual”.
 
Reflitamos sobre nós mesmos. As atuais circunstâncias, os amigos, a família e até a saúde é o estado concedido por DEUS-Parens mais condizente o nosso espírito.
 
OYASSAMA , nossa mãe, ensinou claramente que a melhor maneira de evoluir espiritualmente é “salvar o próximo”.
 
Para viver em plena alegria, devemos saber antes de tudo que “o nosso corpo foi nos dado de empréstimo por DEUS-Parens e não é propriamente nosso – existimos vivificados”. Porém, não somos jamais um robô de DEUS-Parens.
 
Quer dizer que ele deseja que caminhemos espontaneamente a vida plena de alegria com nosso espírito livre.
 
Tudo que realizamos, querendo que aquela pessoa se salve, fomentará nossa própria evolução de espírito.
 
Porém, pode-se pensar que com a morte, de nada adiantará tal maturação.
 
Todavia, a morte não torna vã a nossa evolução espiritual, pois a morte do corpo é como se despir da roupa velha para cobrir-se com outra nova. Será concedido novo corpo para a alma renascer ao mundo.
 
Assim, vivemos eternamente em plena alegria. DEUS-Parens criou-nos para compartilhar da nossa alegria.
 
OYASSAMA , NOSSA MÃE, declarou que “Não há doença propriamente dita no mundo”.
 
Nada mais é que o aviso através do corpo de que a direção da mente humana está desviada da vontade de DEUS-Parens .
 
Assim se, reformarmos o espírito egoístico e dedicarmos à salvação de acordo com a vontade Dele, pode livrar-nos não só das doenças, mas também dos problemas circunstanciais e desgraças.
 
À vontade de DEUS-Parens é que todos tenham vida plena de alegria.
 
“DEUS-Parens preocupa-se, desejando que os filhos não passem pelo caminho perigoso, mas todos estão ignorando essa preocupação divina ”. ED-VIII-63
 
“A inteligência e a força humana têm dominado. Doravante,se os ensinamentos de DEUS-Parens alcançarem todas as pessoas, as tristezas e os sofrimentos se esvairão e todos viverão alegres,de acordo com a intenção divina ”. ED-V-84
 
“Como a crença é livre, Deus-Parens não força a quem não agrada a se iniciar neste ensinamento. Aos que procurarem, estará assegurado o caminho da tranqüilidade, por todas as gerações”. ED-III-06

+ Mensagens